terça-feira, 28 de maio de 2013

Ila Rosete

Ila Rosete
Natural de Bebedouro SP
Arquiteta e Urbanista
Especialista em Interiores –Design de Interiores
19 anos de profissão
Seu hobbie é viajar


O que não pode faltar numa decoração ?
A alma do cliente.
Sua história e sua memória devem estar impressas no ambiente e este deve ser a imagem, a tradução de quem vai habitar o espaço.

Quais as principais questões costuma levantar para fazer um bom projeto?
Ouvir o cliente sem um conceito estabelecido a priori. Saber entender como pensa o significado da casa, o que a ideia de lar significa para ele, e quais serão as imagens que ele quer traduzir de si para as pessoas que fruirão com ele este espaço.

Quais os principais elementos para conseguir um bom projeto?
Bom senso na escolha das formas e materiais que desenharão esta cenografia. Eles devem revelar o desejo descrito pelo cliente: Funcionalidade? Romantismo? Contemporaneidade? Praticidade?
Todos os elementos cenográficos devem estar alinhados em um conceito único para alimentar o projeto.

Qual foi o seu projeto mais desafiador?
Tenho um projeto em andamento, de um apartamento, onde os clientes trazem identidades muito precisas. Culturas diferentes, a maneira de olhar para o mundo, uma cultura estética pouco padronizada e um lifestyle peculiar. Muito diferente da minha maneira de olhar para o espaço. A pluralidade deste casal me trouxe a necessidades de abrir o leque que vai além dos meus conceitos funcionais e práticos, onde “menos é mais”, e ampliar uma pesquisa em um universo de possibilidades, cromáticas, de materiais e rearranjos espaciais mais ricos e inusitados, para que eu os ajudasse a imprimir neste lar, toda diversidade almejada.
Difícil e desafiador, ainda não finalizamos, mas acredito que estamos no caminho certo.

No que você se inspira para fazer seus projetos?
Primeiramente nos clientes, depois vou buscando no meu repertório experenciado, lugares e objetos de minhas viagens, algum texto que já li, algum cenário de filme ou teatro, alguma obra de arte ou exposição, letra de alguma música, enfim tudo que o meus sentidos já puderam algum dia se deliciar

Quais os sites ou revistas prediletos?
Temos na pobox design, aonde sou sócia, uma pagina no facebook que apresenta tudo o que há de mais contemporâneo na arte, design, moda e lifestyle.  
É outra frente de trabalho, em pesquisa e consultoria de tendências, desenvolvida por mim e pela minha sócia Sueli Garcia, que é designer e historiadora. É uma fonte que dividimos com todos os designers e profissionais da área que estão buscando um novo olhar sobre nossa Era.
Estas pesquisas são feitas e organizadas em cima de revistas e títulos mais atuais hoje nesta área, como a wallpaper, por exemplo. Além das viagens que fazemos anualmente, a vários países com o intuito de identificar estas manifestações artísticas genuínas.

Como você escolhe seus fornecedores?
Hoje é o grande gargalho, na nossa área, em quem podemos confiar?
Temos uma mão de obra, despreparada, pouco comprometida e que não tem a consciência verdadeira entre o valor real do trabalho que executam e prestam. Não há parâmetros concretos, especialização e comprometimento verdadeiro na maioria da mão de obra no setor.
Mas procuro construir minha lista de parceiros, muito mais do que fornecedores, principalmente, pelo comprometimento, fidelidade e respeito que este possa estabelecer com o meu trabalho, comigo e com meus clientes e claro, qualidade no produto ou no serviço.

Qual o seu conselho para quem esta iniciando no ramo?
Buscar inspiração sempre. Pesquisar e estar sempre atualizado. Ter a vontade de rearranjar toda vez que lê um projeto pronto! Duvidar do que está proposto. Elaborar novas experimentações. Construir seu repertório, que tem a ver com o que se conhece na junção com o que se é. Estabelecer um olhar crítico para tudo que vê. Respeitar a si e aos outros a quem vai atender. Saber escutar, sem impor previamente seus preconceitos e atitudes projetuais preestabelecidas.
Surpreender, criar o diferente, inovar. Que pode ser algo bem simples, como o lugar aonde posicionar realmente a televisão.

Ila Rosete
www.facebook.com/poboxdesign

55 11 23053226

Nenhum comentário:

Postar um comentário